top of page

Rádio Universitária AM

De 1999 a 2006, estive em atividade na Rádio Universitária AM da UFPE. Vários programas estiveram sob minha responsabilidade, seja na criação, seja na produção, seja na coordenação. Para guardar e registrar tais momentos e documentos, copiei as chamadas dos programas que iam ao ar, as diversas vinhetas que a emissora utilizava, e muitas inserções institucionais e comerciais que, vez por outra, eram veiculadas. Desta forma, não só o estilo de nossa produção ficou guardado para sempre (e aui disponibilizado para sua audição) como também os nomes e as vozes que fizeram parte da Rádio Universitária AM no início do século XX.

Um pouco de sua história

​

Uma das primeiras emissoras universitárias do Brasil, a rádio teve o início de suas atividades  ainda nos anos 1960. Com o advento da frequência modulada, no anos 1970, a UFPE inaugurou uma outra Rádio Universitária, só que FM. Após alguns anos com ambas funcionando, a universidade teve que se adequar às novas legislações de comunicação e desativou a Rádio Universitária AM, que ficou fechada durante mais de 10 anos. Após a adequação às novas normas técnicas voltou à atividade, no ano de 1999.

Ainda em fase experimental, foi oferecida uma oficina de Rádio-Teatro. Entrei na oficina e na emissora. Gravamos algumas peças radiofônicas que, infelizmente nunca tive cópias. Mas das outras atividades na emissora consegui guardar alguns registros, especialmente, claro, de programas que tiveram a minha participação. Entrevistas, produções culturais, criações artísticas, e tudo o mais que uma emissora de rádio necessite para seu bom funcionamento. Somente depois de muitos anos após sair da emissora, e até de seu fechamento, consegui digitalizar parte do acervo de fitas K7 que guardo, e pretendo disponibilizar alguns desses registros aqui. Atualmente a emissora, que passou mais alguns anos desativada, voltou com novas propostas e novo nome: Agora se chama Rádio Paulo Freire, em homenagem àquele professor que tanto lutou para a sua criação e implantação.

​

Abertura da radio

Locução de Marco Macena

Na discoteca da emissora com Renata Pires e Evelynne Oliveira

bottom of page